PESQUISADORES E

PROJETOS CAPES/PRINT

1. Práticas educativas, aprendizagens e formação de professores em diferentes contextos e linguagens 

O presente projeto de pesquisa articula-se em torno da interrogação sobre a formação de professores, as práticas educativas e os processos de aprendizagem, procurando ter presentes os distintos contextos em que se formulam e são implementadas as propostas de educação, tanto no âmbito escolar como em outros espaços de educação. Ao mesmo tempo, busca atentar para as várias linguagens de que se lança mão para expressar, representar, legitimar/deslegitimar e, enfim, produzir sentidos sobre os distintos projetos educacionais e seus resultados, as disputas em torno de determinadas posições, o lugar conferido aos sujeitos e o papel atribuído à educação na formação das novas gerações.
Visando analisar, de forma aprofundada, as várias dimensões em que se desdobra essa investigação, elegeu-se como foco a problematização de processos educativos contemporâneos, examinados em sua historicidade, de modo a pôr em cena as possibilidades de resistências e de outros fluxos que, potencializando propostas críticas e comprometidas com práticas inclusivas e democráticas, permitam avançar no sentido do respeito aos direitos de cidadania/humanidade e às diferenças entre os sujeitos envolvidos.  Desse modo o projeto se desdobrará em torno de três eixos: i- políticas e práticas de formação docente; ii- práticas educativas escolares e não escolares; iii- processos de aprendizagem. O desenvolvimento do projeto prevê a colaboração com equipes de pesquisa sediadas em três países: México, França e Portugal. 

 EQUIPE 

Heloísa Helena Pimenta Rocha (coordenadora)
Alexandrina Monteiro (coordenadora)
Sílvio Donizetti de Oliveira Gallo (coordenador)

 

 

André Luiz Paulilo
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Camila Alves Fior
Edivaldo Góis Junior
Evely Boruchovitch
Heloísa Helena Pimenta Rocha
Maria Inês de Freitas Petrucci Rosa
Soely Aparecida Jorge Polydoro

 

2. Políticas Públicas de Educação, Estado e Sociedade
 

A pesquisa aborda o estudo das políticas educacionais contemporâneas nacionais e internacionais, em diferentes contextos sociais e culturais, sob a ótica das novas conjunturas políticas e socioeconômicas. O enfoque privilegiado recai sobre o desmonte das conquistas sociais em diferentes países, a transformação das relações de trabalho, do desmanche dos Estados nacionais e, particularmente no Brasil, com a incipiente construção de uma educação básica e superior democrática. O atual processo de desmantelamento da educação pública, por diversas vias, e uma reconfiguração das relações sociais no Estado, com uma ingerência particular dos interesses corporativos, torna os estudos e o intercâmbio da produção com pesquisadores.as estrangeiros.as extremamente relevante. A visão comparativa oferece, ainda, importantes possibilidades de produção de conhecimento, dado o atual estágio do de globalização das políticas públicas. 

 EQUIPE 

Nora Krawczyk (coordenadora)
Selma Venco (coordenadora)

Adriana Momma
Ana Elisa S. Q. Assis
Cristiane Machado
Débora Mazza
Dirce Zan 
Luciane M. Barbosa
Luis Aguilar
Maria Aparecida G. Monção
Newton Bryan
Nima Spigolon
Pedro Ganzeli
Theresa Adrião